Questões
a ponderar
antes de adoptar
Antes de levar um novo amigo para casa, deverá ponderar algumas questões pertinentes que têm peso nesta grande decisão. Para ajudar nessa reflexão, pedimos que leia o texto abaixo, antes de clicar no botão:
Adopção Responsável
Leia e pondere calmamente sobre as seguintes questões:
-
Componente física
A componente física implica encontrar um espaço dentro ou fora de casa que seja apenas do cão. Nesse espaço deverá estar o seu “enxoval” que deverá incluir sempre uma cama, uma mantinha, um comedouro e um bebedouro. O cão deverá ter também uma trela, uma coleira com chapa de identificação e opcionalmente brinquedos, um champô e uma escova. O resto fica à consideração de cada um. É claro que, se o espaço do cão for fora de casa, deverá ter uma casota adequada ao seu tamanho. A aquisição deste enxoval fica ao critério da cada família, quer em termos de orçamento, quer em termos de local de aquisição, sendo que, em qualquer loja de animais ou mesmo grande superfície comercial, poderá encontrar pessoal especializado a aconselhá-lo na compra.
-
Componente comportamental
A componente comportamental, muitas vezes descurada, é fundamental para o sucesso de uma boa relação. Sugerimos que estude o comportamento animal, o que poderá fazer através da internet ou através da leitura de livros. Aconselhamos a leitura do livro “A Encantadora de Cães”, cujos conselhos têm ajudado muitas pessoas a compreenderem melhor os seus companheiros caninos. Deverá também pesquisar uma escola de treino, de preferência na sua área de residência. Assista a algumas aulas, fale com o treinador, troque impressões com os donos dos “alunos” e avalie se será um bom sítio para o seu companheiro ser treinado. Há a notar que não existe nenhuma idade máxima limite para que o cão comece o seu treino, há apenas uma idade mínima que ronda os 6 meses.
-
Componente de saúde
A componente de saúde, como seria natural, é vital para que o seu cão tenha uma boa vida. Fale com os seus amigos que têm cães, informe-se sobre os veterinários da sua área de residência e sobre a qualidade dos seus serviços. É muito importante confiar nas qualidades do veterinário do seu cão, assim como para nós é importante confiar nas qualidades do nosso médico. O seu cão terá, no mínimo de ir uma vez por ano ao veterinário, para as vacinas anuais e check-up. O microchip de identificação electrónica é de colocação obrigatória. O veterinário depois fará o plano de vacinação e desparasitação (interna e externa) consigo.