Tornar-se
Voluntário
Gostaria de fazer voluntariado e ajudar-nos nesta causa tão nobre e que nos afecta a todos? Tem tempo livre e gostaria de o ocupar ajudando os animais abandonados?
Voluntariado
Muitas pessoas têm tempo livre em mãos e gostariam de ajudar uma causa com a qual se identificam. O voluntariado é uma acção muito nobre que se foca no “dar” sem querer nada em troca. O flagelo dos animais abandonados consegue conquistar cada vez mais corações, pois os animais não têm como pedir ajuda, não têm como dizer quem lhes fez mal.
Ao voluntariar-se para ajudar na APCA precisa de ponderar vários factores, um deles é se tem estrutura psicológica para abarcar a realidade do abandono. É muito diferente ver os focinhitos num site e estar defronte deles, ver os olhitos pedintes, ver a tristeza e o desalento. Não pode também ter medo de cães, pois temos muitos cães albergados no nosso canil que se passeiam em zonas abertas. Na chegada ao canil vê-se de imediato rodeado de patinhas, abraços e beijinhos, numa demonstração de afecto sinceramente agradecida.
Se após boa ponderação chegou à conlusão que quer mesmo ajudar, então seja bem-vindo! Vai precisar de um fato impermeável e umas botas de borracha. Chapéu ou gorro na cabeça (consoante a altura do ano). E muita vontade de trabalhar!
Há muitas actividades em que pode ajudar no canil:
- Nas limpezas.
- A distribuir mimos.
- A escovar os cães.
- A passear os cães.
- A levar e trazer cães do veterinário.
- A transportar ração doada.
- A participar em campanhas de adopção/divulgação.
- A angariar bens.
- E, muito importante, a divulgar os cães para adopção.
O primeiro dia de voluntariado deverá ser um Sábado, para ter formação. Ao chegar ao canil, deverá preencher a Ficha de Voluntário, também disponível aqui, caso a queira levar já preenchida. Para aqueles que são menores de idade, deverão trazer autorização escrita do encarregado de educação em como podem fazer voluntariado.
Traga a sua boa disposição e a sua vontade de trabalhar em equipa, os nossos cães agradecem!